domingo, 27 de maio de 2012

Marcha das Vadias reune 500 pessoas em São Luis



A Marcha das Vadias, que aconteceu em sua 1ª edição em São Luis neste 26 de maio, reuniu cerca de 500 pessoas na Avenida Litorânea. A concentração se iniciou a partir das 13h, e por volta das 15h00 os manifestantes saíram pela avenida. A Marcha teve origem no Canadá em protesto à fala de um policial que orientou as jovens a não usarem roupas de ‘vadias’ para evitar serem estupradas. Desde então em vários países as mulheres se mobilizaram contra a responsabilização da mulher pela própria violência que sofre. 
 Por conta dessa realidade várias estudantes, trabalhadoras, entidades e movimentos organizados participaram da Marcha. Em vários cartazes e faixas, expressaram a luta contra o machismo, a homofobia, e o racismo. A luta por creches e contra a descriminzalização do aborto e saúde de qualidade, também foram lembradas durante o ato.

Quando se tem a primeira presidente mulher no país e uma mulher no governo do Estado é necessário que se faça uma avaliação das políticas do governo no que diz respeito às mulheres. Hoje 70% da população que vive com um salário mínimo no Brasil são mulheres. A Presidente Dilma Rousseff afirmou que iria combater a violência contra mulher, fortalecendo a Lei Maria da Penha e que os mecanismos de proteção à mulher seriam prioridade em seu governo. Os cortes orçamentários nas verbas para a Secretaria de Políticas para as Mulheres demonstram o contrário. Roseana Sarney não trata com dignidade a situação da mulher maranhense. É por isso que afirmamos que as mulheres tem opção. A opção da luta!
Vários grupos culturais femininos, como AFROS, NAFEM, a Dj Nega Glicia entre outras, apoiaram e se apresentaram durante a marcha, demonstrando uma arte de combate ao machismo e feita por mulheres. Entidadades como a CSP Conlutas, Quilombo Raça e Classe, ANEL, Movimento os Lirios não nascem das leis, grupos de pesquisa sobre gênero, entidades estudantis e sindicais participaram da marcha com suas intervenções e palavras de órdem.


Nós do 'Movimento Mulheres em Luta' estivemos presente na construção da marcha expressando nosso programa e nos colocamos a disposição para a construção de mais espaços como esses. Para além da Marcha, que já foi um marco importante, fazemos aqui um chamado para as mulheres que estiveram na construção dessa manifestação e em toda a marcha, que venham conhecer o Movimento Mulheres em Luta e fortalecer conosco a luta diária contra o machismo e a exploração capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário