sexta-feira, 25 de maio de 2012

TODO APOIO À I MARCHA DAS VADIAS EM SÃO LUIS


CONTRA O MACHISMO, A VIOLÊNCIA E TODA FORMA DE OPRESSÃO

"Não, não irei sem grito. Minha voz nesse dia subirá. E eu me erguerei também.
Dispensarei as rosas, as violetas, os absurdos véus sobre meu rosto. Serei eu mesma.
Não. Não irei sem grito”.
Lila Ripo

A Marcha das Vadias  iniciou-se em abril de 2011 em Toronto no Canadá e desde então se tornou um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo.  Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Dai então o policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como vadias, para não serem vítimas". Por isso o nome ‘Marcha das Vadias”, como forma de combater o machismo e à violência contra a mulher.
Nós do MML e da ANEL, que construímos a CSP Conlutas, apoiamos e construímos a Marcha, e saudamos as mulheres que começaram e também as que estão levando adiante esta luta pelo direito de ser livre, pela liberdade de escolha e pelo respeito, contra a opressão.
A violência contra mulher segue com índices alarmantes. A cada 12 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência e a cada duas horas morre ao menos uma mulher no Brasil. No Maranhão Mais de 25% das mulheres violentadas são mortas de forma brutal, fruto de ciúmes ou não aceitação do fim do relacionamento, por seus parceiros. Quando se tem uma mulher governando o Estado e a primeira presidente mulher no país é necessário que se faça uma avaliação das políticas do governo no que diz respeito às mulheres. A Lei Maria da Penha é um grande avanço, no entanto o que vimos foram cortes sucessivos para as secretarias de combate à violência contra a mulher. Exigimos que Dilma governe para as mulheres trabalhadoras que tanto criaram expectativas em seu governo e que tenhamos políticas públicas que de fato atendam com investimento às nossas necessidades.
Hoje 70% da população que vive com um salário mínimo no Brasil são mulheres e mesmo assim enquanto Dilma aumentou seu próprio salário mais de 46%, para os trabalhadores e trabalhadoras o aumento foi irrisório. Além do corte de 55 bilhões no orçamento público federal que afetou centralmente as secretarias de educação, saúde e assistência, todas com influência direta na vida das mulheres jovens e trabalhadoras brasileiras. Esses são fatos da realidade que não podem ser deixados de lado.
Por isso exigimos:
- Fim da Violência contra a mulher! Aplicação e Ampliação da Lei Maria da Penha! Punição dos Agressores, construção de casas-abrigo!
- Anticoncepcionais para não abortar, aborto legal, seguro e gratuito para não morrer! Por Autonomia sobre o próprio corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário