domingo, 20 de maio de 2012

Lançamento da Cartilha de Creches do Movimento Mulheres em Luta no Residencial Eugênio Pereira


Moradores e moradoras aprovam plano de lutas para os próximos dias. 

Ocorreu neste último dia 19 de maio, no Residencial Eugênio Pereira, o Lançamento da Cartilha de Creches do Movimento Mulheres em Luta(MML). A atividade contou com a participação de 45 pessoas, sendo a ampla maioria de mulheres. Entre os participantes, estavam presentes Saulo Arcangeli da Executiva Nacional da CSP Conlutas, representantes da ANEL, Cáritas e CPT. Na atividade organizamos uma Creche para as crianças do residencial.
Na primeira parte do Encontro, Saulo Arcangeli realizou um diálogo  sobre conjuntura nacional, e a luta por moradia no Brasil. Em seguida Lourdimar Silva, falou pelo  Movimento Mulheres em Luta (MML)  no Maranhão, apresentando a Campanha por Creches do MML e um pouco da realidade sobre a educação infantil no Maranhão.
Dados de 2011 revelam que ao lado de Minas Gerais e Rio Grande do Sul o Maranhão é um dos estados com menor oferta de creches do país. Em São Luis existem 258 creches, sendo que 200 delas são particulares, comunitárias e filantrópicas. Ou seja, a grande minoria delas foi criada pelo município.  É uma realidade que afeta o direito de milhares de crianças e mulheres. A falta de creches hoje é uma das principais causa de abandono de emprego por mulheres, pois as mães não têm onde deixar seus filhos, sendo que quase sempre essa responsabilidade recai sempre sobre elas.
As mulheres do residencial colocaram suas experiencias e reforçaram a necessidade de inserir a luta por Creches nas pautas de reivindicações da comunidade. Alem disso foi discutido sobre as condições em que se encontra a comunidade e a falta de estrutura mínima para sobrevivência dos moradores

O Residencial Eugêno Pereira é uma ocupação urbana que já existe há 6 anos e já resistiu a 3 despejos. Os moradores e moradoras do residencial são exemplos de luta e resistencia contra os despejos forçados na região. As mulheres são maioria na comunidade e linha de frente das lutas por moradia. A atividade representou mais um avanço importante no debate sobre a organização das mulheres trabalhadoras.  “Tudo que veio para o bem da comunidade é uma conquista do povo, por isso devemos continuar na luta,” fala de Dona Francisca, moradora do residencial. Ao final da atividade as moradoras e moradores aprovaram um plano de lutas para as próximas semanas.
Nós do Movimento Mulheres em Luta entendemos que o direito à moradia afeta diretamente os direitos das mulheres trabalhadoras, pois elas são as que mais sofre com a falta de moradia. É necessário que se organizem, junto com os homens, na exigencia para regularização de suas terras e garantia de condições dignas de moradia.
Segue calendário de atividades dos próximos dias:
26/05 – Oficina de Cartazes e Faixas sobre as revindicações do movimento.
29/05 – Ato em defesa por moradia, em Frente à Prefeitura de Paço do Lumiar
02/06 – Oficina sobre a Cartilha de Creches do MML.

Nenhum comentário:

Postar um comentário